top of page

Celso Augusto Daniel

Nascido em 16 de abril de 1951, na cidade de Santo André, Celso Daniel estava divorciado e tinha no basquetebol um de seus hobbies. Nas horas vagas, era jogador da equipe de veteranos da Pirelli.

 

Prefeito de Santo André por oito anos, foi reeleito com 70,13% em 1999. Celso havia cumprido mandato na prefeitura de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de janeiro de 2001 até sua morte.


Sua competência administrativa e política era evidente em sua carreira acadêmica: mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e doutorando em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Celso Daniel era professor de Economia na PUC e no departamento de Ciências Sociais da FGV. O prefeito se formou engenheiro civil pela Escola de Engenharia Mauá, em 1973.
Um dos fundadores do PT em Santo André, Celso Daniel lançou-se na política em 1982, concorrendo à Prefeitura da cidade, quando foi derrotado por Newton Brandão. Foi o próprio Newton Brandão que Celso derrotou em 1989, conseguindo sua primeira eleiçãopara o Executivo andreense com 173 mil votos.

 

Em 1994 foi à Câmara dos Deputados, eleito com 97 mil votos. Durante seu mandato, atuou na Comissão de Reforma Tributária e Fiscal da Câmara. Mas ele deixou o Legislativo dois anos depois, para voltar à Prefeitura de Santo André, aclamado por 205 mil eleitores.


Celso Daniel representou Santo André e o Brasil em junho de 2001 na Conferência Mundial Istambul+5, promovida pelo Programa Habitat das Nações Unidas. O prefeito do ABC foi oúnico a expor uma experiência brasileira na conferência e um dos quatro escolhidos entre experiências da América Latina.

 

Ele também era diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e fundador do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, composto pelos sete prefeitos da região. Celso Daniel presidiu o Consórcio nos anos de 1991, 1992 e 1997.


Recebeu, como prefeito de Santo André, as seguintes premiações: "Projeto Criança" da Fundação Abrinq pelo trabalho Andrezinho Cidadão em 1999 (finalista); pela Fundação Getúlio Vargas/Fundação Ford os prêmios: Gestão Pública e Cidadania, em 1999, pelo Programa de Modernização Administrativa, e em 2000 pelo Programa Integrado de Inclusão Social (destaque) e pelo trabalho de Coleta Seletiva (finalista).

 

Celso Augusto Daniel, foi assassinado aos 50 anos, tendo sua trajetória política e pessoalencerrada no auge, quando poderia vir a compor o governo do presidente Lula. Celso eracoordenador da elaboração do programa de governo de Lula.

 

(texto produzida a partir da página http://amigoscelsodaniel.blogspot.com.br/2007/09/biografia.html)

(Imagem da capa da publicação sobre Celso Daniel feita pelo DIretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Santo André)

bottom of page